EDUCAÇÃO INCLUSIVA:
RESPEITANDO DIFERENÇAS, CONSTRUINDO CIDADANIA
Adriane Velho Valin[1]
Marlene Aguiar Leobet
Marta Rodrigues dos Santos
A escola muitas vezes, contribui para que as desigualdades aumentem, pois há os “excluídos”, os invisíveis, ou seja, aqueles cuja atenção jamais se volta e suas necessidades passam despercebidas. A exclusão é um grave problema que atinge grandes massas. É necessário um olhar ético, afetivo, pois a solução das dificuldades relacionadas à educação e a diversidade depende do empenho de todos os envolvidos no processo educativo.
Todos nós participamos de uma cultura: a de nossa família, a de nosso bairro, a da nossa classe social. Segundo Perrenoud, à sua maneira, todos são herdeiros, porém, “no mercado escolar, alguns herdeiros valem ouro, enquanto outros não são ‘rentáveis’” (2001, p. 54). Assim, sabemos que os diferentes modos de ser e agir manifestam-se na escola e, muitas vezes, os professores não dispõem de conhecimentos suficientes para trabalhar com eles, o que resulta em dificuldades no processo ensino-aprendizagem, podendo acarretar o fracasso escolar.
É imprescindível que cada educador, cumpra seu papel na busca de uma educação inclusiva, consciente e ética.
[1] Estudantes de Pedagogia da UCS, Núcleo
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